quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Saúde visita imóveis contra a dengue e autua mais de 40 londrinenses


Redação Bonde com N.Com - 08/12/2015 -
Até a tarde de segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde realizou 94 visitas, em todas as regiões de Londrina, para inspecionar os imóveis notificados como locais críticos e reincidentes de casos de dengue. Do total, foram registradas 42 infrações. Além disso, 13 pessoas já fizeram as adequações necessárias e regularizaram sua situação. Outras 27 estavam ausentes no momento da ação e serão visitadas novamente. O trabalho teve início no dia 26 de novembro. 

Aqueles que cometeram infrações já foram informados e terão prazo de 10 a 15 dias para apresentar sua defesa junto à Vigilância Sanitária Ambiental. Caso seja constatado que o local não atendeu as recomendações da Secretaria de Saúde, poderão ser aplicadas multas, que variaram entre R$ 208,23 e R$ 20.823,00. A atividade é feita de forma conjunta por fiscais da Vigilância Sanitária Ambiental, agentes do Controle de Endemias da SMS, e Guarda Municipal. 


Reprodução

"A iniciativa irá contribuir muito para que os pontos estratégicos que têm grandes focos da dengue sejam, aos poucos, eliminados e parem de reproduzir o mosquito Aedes aegypti na cidade. Além disso, reforça-se o trabalho de conscientização com a comunidade", ressaltou o secretário de Saúde, Gilberto Martin. 

Alerta – Desde o dia 24 de novembro, Londrina encontra-se em Alerta Epidemiológico e em Estado de Emergência contra a dengue. A medida foi tomada em função da divulgação do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou uma infestação nos imóveis da cidade de 7,9%. Ou seja, cerca de oito em cada cem domicílios da cidade têm focos do mosquito transmissor da doença. 

O decreto de alerta permite, entre outras ações, que, em caso de recusa ou ausência de morador que impeça o acesso em imóveis particulares, como residências e estabelecimentos comerciais, o fiscal sanitário é autorizado a lavrar Auto de Infração e Ingresso Forçado. 

As denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti também poderão ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário